www.tribusbox.pt

Blog

Descobrir a matemática

Descobrir a matemática

Descobrir a matemática aos 12 meses


Bem, conhecer todas as habilidades cognitivas de um bebé é difícil.
Os bebés fazem a maioria das suas descobertas e aprendizagens fundamentalmente através da visão. Muito antes da criança conseguir desenvolver a linguagem, consegue compreender os números. Vários estudos demonstram que a criança consegue melhores resultados na área de matemática quanto mais cedo revelar habilidade numérica de reconhecimento de números, contagem e noção de quantidade. 

A matemática de 1 a 3 anos

 

 

 A partir de 1 ano de idade a criança desenvolve as suas competências matemáticas a uma grande velocidade graças a duas outras competências adquiridas por esta altura: a linguagem e a locomoção.

A locomoção permite a aquisição de conhecimentos de espaço e geometria, enquanto a linguagem possibilita à criança verbalizar os números, sendo este o primeiro passo para começar a contar!

A criança começará a contar até 10. Começará a conseguir representar com os dedos alguns números (poucos, possivelmente o 1 e o 2).

Também começam a surgir noções de contagem (sim, nesta altura): se tivermos um conjunto de brinquedos, a criança sabe que ao retirarmos um, os outros continuam lá. A manipulação de objetos aqui torna-se essencial pois auxiliará o desenvolvimento das competências matemáticas da criança.

Por volta dos 24 meses, algumas crianças começarão a a compreender alguns conceitos de soma de objetos ao nível de "um mais um", apesar de por vezes saberem contar até mais números (do que até 2!).

Nesta idade, a criança costuma contar por ter memorizado a ordem numérica, tal como faz com uma canção ou uma lenga-lenga!

Por volta dos 3 anos a criança já conseguirá associar o número à quantidade de objetos observada (normalmente até aos 5 objetos, mas poderá ser mais)!

 

Mas não te esqueças… cada criança desenvolve-se ao seu ritmo! Não a pressiones a alcançar um determinado objetivo pois pode revelar-se prejudicial. Apoia-a e incentiva-a! Nunca a critiques!

 

A importância das formas geométricas

As crianças adoram formas geométricas. Aliás, já deves ter comprado para o teu bebé vários jogos e brinquedos com formas geométricas, principalmente de encaixe.

No início a criança não sabe que a cada objeto de determinada forma corresponde um buraco, e torna-se um problema conseguir encaixar as peças. Com o tempo a criança desenvolve o conhecimento, através da observação (o adulto a exemplificar como se faz, a própria observação da forma do objeto) e da manipulação (por tentativas sucessivas consegue encaixar os objetos nos buracos respetivos).

Porque é que a geometria é tão importante? Porque é um conceito base da matemática e porque o seu conhecimento melhora a perceção de espaço e de lógica.

Dica: podes adquirir os nossos kits formas geométricas I e II aqui e aqui, e ajudar a desenvolver as competências lógico-matemáticas da tua criança.

 

Outro conceito que pode ser abordado a nível matemático é o espaço. Os jogos de empilhar ou encaixar permitem à criança desenvolver a sua capacidade de organização espacial e criatividade. Ao distinguir as formas, a criança conseguirá ter também uma noção do espaço que elas ocupam, ou seja, o seu volume.

 

Dica: o Kit Sólidos Geométricos, e os Kits Pedras de Empilhar (mini e cru) são excelentes ferramentas de auxílio no desenvolvimento das capacidades e podem ser encontrados aqui, aqui e aqui!

 

 

 

Como promover o interesse da criança pela matemática

A maioria das grandes descobertas da criança são feitas de forma autónoma, mas os pais e educadores podem, e devem, efetivamente contribuir para estimular o interesse Para além dos nossos Kits mencionados (e que podem ser adquiridos no nosso site) existem outros jogos que podem despertar o interesse da criança para a matemática:

- Cubos para empilhar,

- Puzzles de formas simples

- Blocos de construção e encaixe

- Marionetes

 

Matemática no dia-a-dia

Aqui vamos sugerir-te algumas atividades para introduzir e desenvolver conceitos matemáticos em atividade simples do teu dia-a-dia.

 

Aprender e reconhecer os números

Os números podem ser aprendidos através de canções infantis e lenga-lengas, durante as quais se podem fazer mímicas, contar com os dedos, mostrar imagens e várias representações dos números.

Contar objetos em casa ajuda à representação dos números na mente da criança.

No carro, contem quantos carros vêm passar. Contem as pétalas de uma flor, as patas de um animal ou quantos insetos se encontram debaixo de uma pedra no jardim!

Contem os livros que têm numa prateleira. A criança facilmente poderá contar as uvas que estão num cacho, ou deixar a criança colocar a mesa e contar os pratos, garfos, facas, copos e guardanapos.

Aprender a comparar: mais, menos ou igual

Com fruta, esta atividade fica fantástica: cortamos uma maça em fatias e colocamos numa tigela. Depois contamos (e a criança conta connosco). Em seguida, dizemos à criança para comer uma das fatias e voltar a contar. Assim, irá perceber que tem agora menos quantidade que tinha antes. Podemos colocar o mesmo número de amoras em duas taças; depois pedimos à criança para contar quantas amoras existem em cada taça. Pedimos à criança para comer algumas, voltamos a contar e ela entenderá que agora tem menos amoras na sua taça que na outra!

Fazer este tipo de brincadeira parece simples, mas constitui uma excelente lição matemática sobre quantidades, e deveremos fazê-la tanto quanto possível!

Aprender e reconhecer as figuras geométricas

Em pequenos gestos, a criança poderá não só aprender, como também reconhecer as formas geométricas. Por exemplo, durante a refeição, podemos perguntar à criança se quer um cubo de queijo, uma rodela de cenoura…

 

Nota: Os nossos Kits Formas Geométricas I e II estão em disponíveis aqui e aqui!

Aprender e reconhecer os sólidos geométricos

O conceito de volume é uma base essencial da geometria e os jogos de transferência dão uma grande ajuda para a aquisição de noções de volume e medida.

Há jogos muito divertidos para fazer no banho: podemos dar à criança um recipiente grande com uma determinada quantidade de água, e transferir esse mesmo volume para um recipiente pequeno (sem entornar).

 

Nota: O nosso Kit Sólidos Geométricos está disponível aqui!

Aprender e reconhecer sequências lógicas

Alinhando objetos de cores diferentes e solicitar à criança para repetir a mesma sequência de cores estamos a introduzir os primeiros conceitos de sequência e raciocínio lógico (essenciais para uma posterior aprendizagem matemática).

Agrupar objetos pequenos de um aldo, e objetos grandes do outro lado (e estamos a introduzir conceitos de grandeza).

 

O nosso Kit Associação de Cores e Motricidade (aqui) ou o Kit Pompons e Pinça (aqui) podem-te ajudar nesta aventura!


×
!-- Google Tag Manager (noscript) -->